Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de abril de 2011

A Cabanagem


*Introdução:

A Cabanagem ocorreu em 1835 na província do Grão- Pará, região formado por mestiços e índios que viviam em cabanas construídas as margens dos rios. Neste período a situação do estado era péssima, a população em grande de sua parte vivia em extrema miséria e sem condições adequadas de vida.
 Porem os pobres não eram os únicos que estavam infelizes com o governo, fazendeiros e comerciantes estavam infelizes com a escolha do novo presidente da província que não agradava a maioria local.
  Desejos diferentes porem com um mesmos motivos, índios e mestiços se uniram com os fazendeiros e comerciantes e começaram uma revolta com o objetivo de conquista a independência de sua província. Assim estava começando A Cabanagem.


* Conflito:
  
Em 1835 os revoltosos invadiram Belém, a capital da província, e colocaram na presidência Félix Malcher que foi morto por ter feito tentando um golpe com ajuda com as tropas do governo. Como substituto teve-se Francisco Pedro Vinagre que também tentou dar um golpe e assim como Félix foi morto.
 Para acaba com a revolta as tropas do império português com ajuda dos mercenários europeus usaram toda suas forças contra os revoltosos para impedir um movimento que ganhava força a cada dia.
 Depois de um ano combatendo os revoltosos as autoridades conseguiram reconquista r Belém e os cabanos fugiram para o interior da província onde foram perseguidos e assassinados.  Sendo que quando morriam sua orelhas eram cortadas, presas em um fio como se fosse um colar para serem mostradas coo troféus pela vitória.


*Final:

Em cinco anos de luta os revoltosos foram literalmente detidos, derrotados com seu objetivo sem se realiza e no fim de tudo se estima que de uma população de 100 mil habitantes restaram-se apenas 60 mil.









Nenhum comentário:

Postar um comentário