Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de março de 2011

Conjuração Carioca



*Introdução:

A conjuração Carioca foi à repressão do governo em cima de uma associação de intelectuais que se reunião no Rio de Janeiro para discutirem diversos assuntos políticos e revoltas ocorridas como a inconfidência mineira e a conjuração baiana assim como as ideias da Revolução Francesa.


*Acusação:

 Para a monarquia era perigoso ter essas associações com ideia iluministas trazidas da França já que com as ideia podia ser criar a vontade de republica.  Assim era proibido que obras de membro da associação fossem divulgadas, como por exemplos do filosofo Voltaire.

 Os membros da associam fundaram a Academia Cientifica do Rio de Janeiro e a Sociedade Literária para continuarem com suas discussões. Com isso o vice-rei Conde de Resende com medo de uma revolta mandou que fechasse Sociedade Literária, os acusando de se reunirem secretamente.


*Justiça:

 Apesar da ordem do Conde, não houve qualquer prova de que os preços e participantes da Associação planejassem algum tipo de revolta, Assim eles foram soltos depois de dos anos sendo acusados.  


 Imagens:

















Nenhum comentário:

Postar um comentário