Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de março de 2011

A revolução Pernambucana

 *Introdução:

  A Família Real Portuguesa fugido das tropas de Napoleão Bonaparte se entalou no Brasil em 1808, e com sua vinda surgiria mais uma revolta brasileira causada por insatisfação.


*Motivos:

 Com a chegada da Família Real houve varias mudanças no pais, como a vinda de tropas militares Portuguesas que ocupou os melhores cargos militar do Brasil fazendo com que os militares brasileiros perdessem seu espaço. Além disse teve também o aumento dos impostos na colônia para que esta pagasse as despesas da realeza e seus militares. Causando assim insatisfação e revolta em varias areais do Brasil.
 No nordeste, principalmente em Pernambuco, havia uma crise na produção de açúcar e algodão por conta do preço baixo que se vendiam esses produtos no exterior e pela seca que se enfrentava de 1816. Para piora a situação os Portugueses ainda determinavam os preços dos produtos que compravam e os que vendiam.
  Além disso, chegou-se ao Brasil as ideias Iluministas da Revolução Francesa e sociedades secretas como a Maçonaria e suas lojas Maçônicas.


*Conflito:

Com tanta revolta um movimento revolucionário começou a tomar conta do território pernambucano que desejava o fim das relações com Portugal e a criação da Republica.  E ao contrario de muitas revoltas este movimento não uniu só um grupo e sim partes de cada um: Militares, padres, pobres, comerciantes, membros de sociedade todos lutaram para coloca em pratica as ideias da revolução.
  Mas uma denuncia entregou o movimento ao governador da província que para impedir que a revolta eclodisse mandou prender líderes e aqueles que participavam. Tal atitude foi inútil, os revoltosos conseguiram escapar e prenderam o governado dando inicio não só a revolução como também a um governo provisório para que se instalasse a republica e criasse uma constituição. O governo provisório também exigia que os estrangeiros da região provassem que estavam de que eram a favor da revolução.


*Desfecho:

Saindo de Pernambuco o movimentou tomou conta da Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas.  Assim forças da Bahia e do Rio de Janeiro se juntaram para tentar retomar o domínio português no nordeste e após dois messes de luta os revoltosos foram derrotados, seus lideres presos ou condenados a morte.


*Imagens:












  

Nenhum comentário:

Postar um comentário