Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Balaiada

*Introdução:

A balaiada foi uma revolta que aconteceu no Maranhão com início em 1838. Os habitantes do Maranhão eram escravos, artesãos e vaqueiros que viviam de modo precário. Estes moradores eram explorados pelos fazendeiros e comerciantes que tinham o controle do governo. A população revoltada, exigia a saída de todos os portugueses que estavam trabalhando no governo.


*Estopim:

O estopim do conflito é o motim na cadeia da Vila da Manga do Iguará (MA), em 13 de dezembro de 1838. O vaqueiro e ex-escravo Raimundo Gomes  Vieira Jutahy, capataz de um líder liberal, invade a prisão para libertar o irmão, preso a mando dos conservadores. A rebelião conta com o reforço de Balaio(O líder da revolta), que teve a filha violentada por um capitão de polícia. A luta generaliza-se com a agitação promovida pelos liberais e a adesão do negro Cosme Bento das Chagas, chefe de um quilombo com 3 mil escravos fugidos. Em outubro de 1839, 2 mil sertanejos tomam Caxias, a segunda maior cidade da província, e a transformam em sede de um governo provisório. Entre suas proclamações escritas constam vivas à religião católica, à Constituição, a Dom Pedro II e à "Santa causa da liberdade". 

*Desfecho:

No início de 1840 chega ao Maranhão o novo presidente e chefe militar da província, coronel Luís Alves de Lima e Silva (futuro duque de Caxias), nomeado pela Regência para conter o movimento. Ele reorganiza as tropas oficiais em três colunas volantes e passa a combater os insurgentes, forçando-os a abandonar as áreas conquistadas. . Depois de algumas batalhas  morre o líder Balaio e com sua morte os revoltosos foram derrotados. Uns se entregaram e os outros se espalharam pelo interior do estado maranhense.


*Curiosidades:
-O líder do movimento foi Manuel, conhecido como "balaio", pois fabricava cestos. Daí, o nome "balaiada".


*Musica:

Samba-enredo 2002 
Acadêmicos do Grande Rio

Na França ficou o rei, menino !!!
No Brasil se viu chegar, p'ra conquistar ! Oh!!!
Merci Beaucoup au revoir
E o índio nada entendeu
De "papagaios amarelos" foi chamar

Tem missanga tem(hê,hê), tem espelho tem
Para o índio um presente, pros franceses um harém
De além-mar quem vem (hê, hê), Portugal meu bem
Expulsando o francês, e o bravo holandês também

No balaio tem a revolução, a balaiada!
Negro Cosme quer seu povo feliz
O imperador das liberdades bem-te-vis

Me leva que eu quero ver, eu quero ver
Touro Negro Coroado
Ele é Dom Sebastião
Que no mar fez o seu reino
Num palácio Iluminado
Hê, povo hê povo hê
Hê Maranhão, povo encantado
Nhá jança é assombração
No alto do divino eu vou
Com os caretas pro pato, pato pelado

Do poeta uma voz ecoou (uooo!)
Minha terra se ouve cantar (o sabiá!)
Grande Rio é samba, é amor
Bumba-meu-boi tua estrela vai brilhar

*Imagens:















* Vídeo:




A Conjuração Baiana

*Introdução:

A Conjuração Baiana, também conhecida como Revolta dos Alfaiates, foi um movimento separatista que contou com a participação de sapateiros, alfaiates, bordadores, ex-escravos e escravos.
Um dos motivos para a revolta foi à transferência da capital para o Rio de Janeiro, em 1763. Com tal mudança, Salvador (antiga capital) sofreu com a perda dos privilégios e a redução dos recursos destinados à cidade. Assim Salvador, fervilhava com queixas contra o governo, cuja política elevava os preços das mercadorias mais essenciais, causando a falta de alimentos, chegando o povo a arrombar os açougues, ante a ausência de carne.


*Influencias:

Com tal acontecimentos foram essências para o começo da revolta que sofreu influencia das ideias iluministas do exterior, a independência dos Estados Unidos, a Inconfidência Mineira que contam com a participação da classe mais humilde ate a elite culta, reunida também em associações como a Maçonaria Loja Maçônica 'Cavaleiros da Luz'.


*Ideias:

Diferente da Inconfidência Mineira os Revoltosos queria a libertação dos escravos, um governo em que as pessoas fossem promovidas de acordo com sua capacidade (governo igualitário), a instalação da primeira republica na Bahia, e aumento dos salários dos soldados. Tais ideias foram divulgadas para a população baiana pelos escritos do soldado Luiz Gonzaga das Virgens e de igual maneira panfletos do medico Cipriano Barata. Essas divulgações ocorreram no dia 12 de agosto de 1798


*Desfecho:

Apesar da divulgação e numero de pessoas envolvidas o movimento não deu certo, com a distribuição precipitada dos panfletos as autoridades ficaram sabendo do que aconteceria. Entre as informações declaradas nos panfletos estava o seguinte trecho:  "Animai-vos Povo baiense que está para chegar o tempo feliz da nossa Liberdade: o tempo em que todos seremos irmãos: o tempo em que todos seremos iguais."

Com as informações nas mãos das autoridades, os revoltos foram caçados, centenas de pessoas procuradas e julgadas. Apenas nove foram condenados à morte por meio de enforcamento no dia 8 de Novembro de 1799.

O movimento envolveu indivíduos de setores urbanos e de igual maneira marginalizados na produção da riqueza colonial, que se revoltaram contra o sistema que lhes impedia perspectivas de ascensão social.


*Curiosidades:

-O quinto condenado à pena capital, o Ourives Luís Pires, fugitivo, jamais foi localizado. Pela sentença, todos tiveram os seus nomes e memórias "malditos" até à 3a. geração.


*Imagens:




  *Video:







A inconfidência Mineira

*Explicaçao:

A inconfidência Mineira ou Conjuração Mineira foi uma tentativa de ideias separatistas contra o domínio Português. A partir da segunda metade do século XVII o Brasil se torna a principal colônia de Portugal que explorava o país cobrando altos impostos e decretando leis que impediam seu desenvolvimento.



*Motivos:


Com esta grande exploração Minas gerais entrou em uma decadência econômica por conta de suas jazidas de ouro esgotada. Mas Portugal não diminuiu com a exploração e decretou uma lei, A Derrama, que obrigava todas as regiões de exploração de outro pagar cem arrobas de ouro para a metrópole e se a região não alcançasse este valor soldados eram mandados ir às casas das famílias e pegar seus pertence ater atingir a soma necessária para o cumprimento da lei.

Movidos pelas exigentes sobre o pai e pelas ideias iluministas vindo da França importantes membros da elite econômica e cultural de Minas planejaram um movimento contra as autoridades portuguesas: A Inconfidência Mineira.



-Metas:


As principais metas dos inconfidentes eram: 

- Libertar o Brasil de Portugal, criando uma república com capital em São João Del Rei. 

- Adotar uma nova bandeira que teria um triângulo no centro com a frase latina: Libertas quae sera tamen (liberdade ainda que tardia).  Baseado no Lema dos revoltosos da revolução francesa: “Liberdade, igualdade e fraternidade”

- Desenvolver indústrias no País. 

- Criar uma universidade em Vila Rica.




*Desfecho:


Os inconfidentes haviam marcado o dia do movimento para uma data em a derrama seria executada. Desta forma, poderiam contar com o apoio de parte da população que estaria revoltada. Porém, um dos inconfidentes, o Coronel Joaquim Silvério dos Reis, delatou o movimento para as autoridades portuguesas, em troca do perdão de suas dívidas com a coroa.

Todos os participantes foram presos, julgados e condenados. Todos negaram sua participação na revolta , menos Tiradentes (o mais pobre, o mais entusiasmado)que assumiu sua responsabilidade e que  teve sua pena de morte mantida: na manhã de 21 de abril de 1792, numa cerimônia pública no Rio de Janeiro, foi executado. Em seguida, teve a cabeça cortada e o corpo esquartejado. 

O movimento da Inconfidência não saiu vitorioso, mas saneou o exemplo e o desejo de liberdade, o que sem dúvidas também foi um tipo de vitória.



*Curiosidades:

-Participavam do grupo dos revoltosos: os poetas Tomás Antônio Gonzaga, e Cláudio Manoel da Costa; os Coronéis Domingos Abreu Vieira e Francisco Antônio Oliveira Lopes, o Padre Rolim, o cônego Luís Vieira da Silva, o minerador Inácio José Alvarenga Peixoto e o alferes Joaquim José da Silva Xavier, que tinha o apelido de Tiradentes.

- Apesar da bandeira dos inconfidentes cita a liberdade não havia planos para a libertação dos escravos na revolta.

-Na primeira noite em que a cabeça de Tiradentes foi exposta em Vila Rica, foi furtada, sendo o seu paradeiro desconhecido até aos dias atuais.

-A casa de Tiradentes foi arrasada, o seu local foi salgado para que mais nada ali nascesse, e as autoridades declararam infames todos os seus descendentes.

-Tiradentes jamais teve barba e cabelos grandes. Como alferes, o máximo permitido pelo Exército Português seria um discreto bigode. Durante o tempo que passou na prisão, Tiradentes, assim como todos os presos, tinha periodicamente os cabelos e a barba aparados, para evitar a proliferação de piolhos, e, durante a execução estava careca com a barba feita, pois o cabelo e a barba poderiam interferir na ação da corda.


*Mais:

De fato A inconfidência Mineira não foi esquecida pelos nomes culturas, apesar de seu fracasso a tentativa de luta foi transformada em musica pelos cantores Dino Franco e Mouraí.


Inconfidência Mineira:

Há dois séculos passados defendendo os ideais 
Surgiu a inconfidência no chão de Minas Gerias 
E que ouro diamante 
Por ali ser abundante gerou problemas sociais. 
Do apogeu do garimpo a coroa Portuguesa 
Cria aquela lei do quinto demonstrando esperteza 
Logo após veio a derrama 
E o povo todo reclama de ver sumir sua riqueza. 

Ante o cerco Lusitano Vila Rica enfurecia 
Era tanta a revolta que o pais enfurecia 
A pressão foi aumentando 
Muita gente conspirando ninguém mais ali dormia. 
Eis que então nesse cenário surgem grandes brasileiro 
O alferes Tiradentes da lista era o primeiro 
Claudio |Inácio e Maciel 
Desempenha um papel e Gonzaga, o conselheiro. 

Tinha estes brasileiros muito amor pela nação 
Iniciaram com bravura a nossa libertação 
Combinaram o levante tudo em grande segredo 
Joaquim Silvério dos Reis relatou tudo por medo 
O plano foi desvendado 
Tiradentes enforcado e os outros para o degredo 
Ficou porém a esperança de uma pátria livre e forte 
Pela nossa liberdade só se entregaram a morte 
A semente foi plantada 
Independência alcançada no Brasil de sul a norte. 




* Imagens:






 *Vídeo: